Golf GTI duas portas? Acabou!

Para 2017, nao há mais Golf GTI duas portas. Já não havia mais Golf R. Golf duas portas só em modelos muito simples, ou seja, só quando o preço é uma característica chave da versão. Carros com duas portas têm um custo de fabricação menor que seus pares de quatro portas.

Golf duas portas agora, só pé de boi.

Golf duas portas agora, só pé de boi.

Carros duas portas para mim sempre foram enigma, principalmente aqui no Brasil na era pré-Collor, de 1976 até a abertura das importações novamente com o presidente Collor.

Santana duas portas. Dirigir com "esportividade". Essas duas portas faziam milagres.

Santana duas portas. Dirigir com “esportividade”. Essas duas portas faziam milagres.

Vamos falar sério! Que sentido há em uma Caravan, ou Belina, duas portas??? Chega a ser cômico, uma perua cuja principal vantagem é a praticidade, utilidade, tudo relacionado a sua maior capacidade de carga, só ter duas portas. Não vou nem entrar no aspecto construtivo, a porta da Belina era gigante, o que era bom porque facilitava o acesso ao banco traseiro, ainda que ter portas traseiras seria muito melhor, e quando a fechávamos, a sentíamos subindo um pouquinho para encaixar na posição correta. Esportivo? Valha-me Nossa Senhora!

A publicidade destaca a sua praticidade e o tamanho do porta-malas, mas o carro só era fabricado na versão duas portas.

A publicidade destaca a sua praticidade e o tamanho do porta-malas, mas o carro só era fabricado na versão duas portas.

Os modelos “esportivos” eram os carros com duas portas e exatamente o mesmo conjunto motor e suspensão do modelo quarto portas. Mais barato de fabricar e mais caro de se comprar, é o modelo esportivo… Quem não se lembra do Monza sedan duas (!?) portas, Del Rey duas (!?) portas, Versalles duas(!?) e perua Versalles? Este último só existia na versão duas portas, sucessor da Belina.

Caravan, utilitário, mas duas portas.

Caravan, utilitário, mas duas portas.

Após a abertura das importações, o Mercado foi amadurecendo e a racionalidade foi extirpando estas bizarrices.

Tradicional, quatro portas, e "esportivo", duas portas.

Tradicional, quatro portas, e “esportivo”, duas portas.

 

E versão utilitária, Del Rey Scala, também com duas portas (!?).

E versão utilitária, Del Rey Scala, também com duas portas (!?).

 

Há veículos onde as duas portas, apesar dos assentos, traseiros são aceitáveis por que os bancos traseiros são claramente para uso ocasional. Desde o conceito e estilo do carro até o próprio espaço disponível para os passagerios de trás. Bentley Continental GT, Rolls Royce Dawn, Mercedes Classe S Coupé, enfim, deu pra entender a diferença? E sejamos razoáveis, o Golf não se encaixa no conceito e estilo dos veículos que citei. Duas portas, só se for para cortar custos, mas se for este o caso, há veículos funcionais mais baratos.

Dá para perceber a diferença? É um conceito e o estilo de acordo com as duas portas.

Dá para perceber a diferença? É um conceito e o estilo de acordo com as duas portas.

Apenas para evitar reações negativas em demasia, considero que o Opala duas portas, com sua carroceria fastback, apesar da mecânica idêntica ao quatro portas, tinha realmente um conceito e estilo onde cabem as duas portas, vide Mercedes classe E e CLS.

Opala Coupé. Estilo próprio.

Opala Coupé. Estilo próprio.

Comente 0
AMG GT Cabriolet
< Post Anterior
AMG GT Cabriolet
AMG GT roadster and GT C roadster
Próximo post >
AMG GT roadster and GT C roadster
Comente via Facebook
Deixe um comentário!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui