BMW série 3 Gran Turismo

Depois do AMG GT roadster, BMW também resolveu adiantar novidades do Salão de Paris e anunciou que mostrará na feira o novo BMW série 3 Grand Turismo. Antigamente, chamávamos este estilo de carroceria de 5 portas, agora, há todo tipo de nomenclatura, menos a mais simples.

A primeira vista, esta é uma variante mais relacionada ao estilo do que qualquer outra coisa, afinal, não é o Sedan, mas também não é uma perua. Entretanto, as aparências enganam.

Originalmente o primeiro Gran Turismo da linha BMW foi o série 5 e foi desenvolvido para atender principalmente o mercado chinês, mas aparentemente o modelo também foi bem aceito em outros mercados e a série 3 acabou ganhando a sua versão que aparecerá em versão renovada mês que vem em Paris.

Crédito: BMW

Crédito: BMW

O carro é 20 cm mais comprido que o Sedan e a perua Touring que têm rigorasamente o mesmo comprimento. Novamente, com a tendência atual de oferta de todos os estilos de carroceria em todos os modelos, isto já virou lugar comum, o coupé tem que ser mais longo para se ajustar as proporções do estilo coupé.

O carro é 20 cm mais comprido que o Sedan e a perua Touring que têm rigorosamente o mesmo comprimento. Novamente, com a tendência atual de oferta de todos os estilos de carroceria em todos os modelos, isto já virou lugar comum, o coupé, ou fastback, tem que ser mais longo para se ajustar as proporções do estilo coupé.

Curiosamente, o Gran Turismo é um pouco mais que uma simples versão do sedan com carroceria diferente. O carro tem um entre-eixos diferente de todos os outros modelos que partilham da plataforma. Os série 3 Sedan e Touring, assim como os série 4 Coupé, Gran Coupé e Conversível, todos eles têm 2810mm de entre-eixos. Já o Gran Turismo tem um entre-eixos de 2910mm, são 11 cm mais longo, é uma diferença nada desprezível e certamente é refletida no espaço interno, principalmente no banco traseiro. O comprimento do carro após o eixo traseiro é 57 mm maior, mas somado ao entre-eixos mais longo, o resultado é um um porta-malas bem maior que o do Sedan, e incrível, maior que o da Touring.

A frente do Gran Turismo também é diferente das do Sedan e Touring, tanto que o comprimento antes do eixo dianteiro é 24mm maior.

Gosto é uma questão pessoal. Particularmente, eu acho a frente do Sedan e da Touring mais bonita e não sou muito fã do perfil fastback, mas cada caso é um caso.

A pergunta que gostaria de fazer é:

Por que nessa renovação de meio de ciclo dos modelos, a BMW não usa esta plataforma do Grand Turismo para a versão Touring? É obvio que não se trata de montar Lego, e eu sei o quanto esta pergunta é cretina, mas não custa perguntar. Acho que o espaço extra obtido com o entre-eixos mais longo e o comprimento maior seria muito mais bem utilizado na versão perua. Acho que não é preciso dizer, mas sou fã de carteirinha das peruas, ao contrário dos fastback.

Comente 0
AMG GT roadster and GT C roadster
< Post Anterior
AMG GT roadster and GT C roadster
Novo BMW série 5
Próximo post >
Novo BMW série 5
Comente via Facebook
Deixe um comentário!

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado. Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui