MERCEDES-AMG GLC43 Coupe

Mais um Mercedes Benz a receber o tratamento de Affalterbach. O GLC Coupé foi o último modelo a receber a honraria, agora todos têm sua versão marombada, recheada de esteróides. O nome já indica qual a jóia a ser utilizada aqui, o motor V6 biturbo de 3.0 litros de 367hp e 520Nm (53,0kgfm). Este motor já utilizado no próprio GLC não coupé, no SLC (o antigo SLK), no C que também tem disponível com versões mais potentes de motores e, no E, este com uma versão ligeiramente mais envenenada do mesmo motor (401hp).

Créditos: Mercedes Benz

Créditos: Mercedes Benz

SUV?

Na década de 80, Chrysler criou o nicho dos SUV, Sport Utility Vehicle, com seu simpático, esportivo e utilitário, Jeep Cherokee. Muita coisa e muitos produtos foram lançados desde então. Até que BMW criou um SUV sem U, o X6, lançado em 2008. Um novo nicho de mercado era criado. BMW fazia questão de diferencia-lo na época, chamando-o de SAV, Sport Activity Vehicle. BMW queria um veículo que tivesse mais entrada nos países em desenvolvimento, mas seus veículos mais nobres não eram os mais recomendados para as estradas e pavimentos daqueles no gerúndio, em desenvolvimento. Hoje em dia aliás, os utilitários coupé não são mais classsificados como SUV, mas como crossovers. Durante seu lançamento, BMW enaltecia seu desempenho e comportamento, dizendo que o carro era perfeitamente capaz de fazer curvas com suas quatro rodas deslizando (four wheel drifting). A imprensa internacional na época se perguntava incrédula por que alguém iria comprar um SUV sem sua capacidade utilitária e qual o sentido de um mostrengo enorme daquele ser capaz de fazer drifiting. Eu particularmente também acho a mesma coisa, mas o fato é que quase dez anos depois o X6 não só foi um sucesso de vendas dentro das suas limitações, nos países desenvolvidos também (!), como realmente criou um nicho de mercado.

SUV sem U Crédito: Mercedes Benz

SUV sem U
Crédito: Mercedes Benz

Desempenho

O grande diferencial do pacote AMG sempre é o seu motor. Neste caso, com 367hp e 520Nm (53,0kgfm) de torque há um salto de 160hp em relação ao GLC 250, Mercedes não está trazendo o GLC 300 comercializado nos EUA. O tempo para chegar aos 100km/h fica 2,4s mais rápido chegando em 4,9s. A transmissão 9G-TRONIC é a mesma das outras versões do GLC, mas com um software diferente, com mudanças mais rápidas e um mapeamento mais agressivo nos seus modos Sport e Sport Plus. A tração integral 4Matic também é configurada para distribuir 69% do torque para o eixo traseiro para dar um comportamento mais esportivo.

Comportamento

O comportamento esportivo recebe uma contribuição significativa da sua suspensão pneumática de multi-câmaras com seu sistema ABC (Air Body Control) e o seu controle de amortecimento variável. Não confundir com o Active Body Control, hidráulico, de outros modelos. Além disto a suspensão pneumática também mantém um controle da altura do veículo, podendo aumentar a altura caso o motorista queira se aventurar em alguma incursão off-road.

A "piece de resistence" dos AMG Crédito: Mercedes Benz

A “piece de resistence” dos AMG
Crédito: Mercedes Benz

Os freios são substituídos por discos de 360mm de diâmetro na frente com pinças de 4 pistões e 320mm atrás, garantindo que sua capacidade de perder velocidade também seja ampliada.
Sua direção de relação variável sensível à velocidade também pode ser ajustada de duas formas, Confort e Sport.

Definitivamente, proporções muito mais harmoniosas que seu irmão maior, o GLE Coupé. Crédito: Mercedes Benz

Definitivamente, proporções muito mais harmoniosas que seu irmão maior, o GLE Coupé.
Crédito: Mercedes Benz

A opção escolhida no Dynamic Select da transmissão , além de alterar o mapeamento da transmissão e as reações do motor,também interfere nas opções da suspensão e direção. Tanto a suspensão quanto a direção podem ser ajustadas independentemente da opção escolhida na transmissão. As opções Eco, otimizadas para maior economia e o Confort, para conforto dão um caráter mais tranquilo ao carro, caso o motorista assim opte. Entretanto, mesmo nestes modos, caso o sistema detecte um manobra de emergência de qualquer natureza, tudo muda em centésimos de segundo para garantir a segurança e reação do automóvel à manobra de emergência. Não é necessário dizer que é possível optar-se pelo modo manual e mudar as marchas utilizando os comandos na direção.

Apesar de toda a idiossincrasia, é preciso admitir, é um carro bonito. Crédito: Mercedes Benz

Apesar de toda a idiossincrasia, é preciso admitir, é um carro bonito.
Crédito: Mercedes Benz

Exterior

O exterior também recebe seu tratamento AMG com sua estrela de três pontas com somente uma linha horizontal cruzando a grade com sua inscrição AMG. A grade com o padrão diamante presente também em outros modelos AMG, suas saias laterais, rodas com opção de até 21 polegadas, e as pinças de freio coloridas com a inscrição AMG. O pacote de alterações do visual exterior passa uma imagem muito mais máscula e agressiva ao veículo.

Lindo acabamento. Crédito: Mercedes Benz

Lindo acabamento.
Crédito: Mercedes Benz

Interior

Os bancos esportivos mais envolventes com mais suporte lateral, o volante multi função em couro e camurça com a parte inferior reta convidam a um estilo de direção mais agressivo. O revestimento de couro com pespontado vermelho, seus cintos de segurança vermelhos “red designo” e os revestimento de fibra de carbono envernizada dão um visual estimulante ao interior do carro. Um detalhe que eu particularmente curti foi fundo dos mostradores no painel com o padrão quadriculado da bandeira da vitória.

Volante inspirador. Note as possíveis configurações na tela. Crédito: Mercedes Benz

Volante inspirador. Note as possíveis configurações na tela.
Crédito: Mercedes Benz

Futuro

Aparentemente, assim como os classe C, o GLS Coupe vai ganhar um irmão V8, o GLC 63 Coupe ano que vem. Em nome daqueles que ainda prezam o U dos SUV e desprezam essa denominação marketeira de crossovers, espero que esta opção também seja oferecida na versão não Coupe.

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